Verdade ou Mentira: cortar as pontinhas do cabelo ajuda a crescer?

Todo mundo já ouviu falar que cortar as pontinhas do cabelo regularmente ajuda ele a crescer. Será? Para saber a resposta, é só ler até o final. Vamos lá!

Começando pelo começo

É sim verdade que cortar o cabelo com uma certa regularidade deixa o seu cabelo mais saudável. Não só mais saudável, mas com aparência de fios mais grossos e brilhantes. Afinal, cortar as pontas a cada 8 semanas evita as pontas duplas e, portanto, evita que ele tenha aquele aspecto de cabelo descuidado.

Porém, se você está querendo saber logo a resposta… não. Cortar as pontinhas não ajuda seu cabelo a crescer, mas podem fazer seu cabelo parecer mais longo, mesmo que não estimulem o crescimento real nos folículos.

Afinal, seu cabelo cresce a partir da raiz e não das pontas. O ritmo de crescimento do seu cabelo permanece o mesmo, quer você o corte ou não. Por exemplo, se seu cabelo cresce, em média, 2 centímetros em 2 meses, cortá-los com frequência não fará diferença para acelerar o crescimento do cabelo.

Como estimular o crescimento

Então, se aparar as pontas regularmente não faz o cabelo crescer mais rápido, existe alguma dica secreta que funcione?

Sim, o zinco! Esse mineral protege a raiz do cabelo da inflamação, ajuda a manter o couro cabeludo saudável e ainda estimula o crescimento do cabelo. Então, se você gosta de queijo e nozes, ou se ainda estiver disposta a tomar um suplemento alimentar, seu cabelão de rapunzel está mais perto do que imagina.

Outras alternativas

Já ouviu falar sobre massagem do couro cabeludo? O aumento na circulação sanguínea fornece nutrientes vitais e oxigênio ao folículo piloso, o que pode ajudar a promover o crescimento e resulta de uma boa massagem. Talvez a maneira mais fácil seja massagear o couro cabeludo no chuveiro. Ou seja, durante a lavagem, massageie o couro cabeludo fazendo formas circulares para aumentar o fluxo de sangue, aliviar o estresse e estimular os folículos capilares.

Além disso, suplementos como o zinco, que já conversamos aqui, mas também o colágeno e a biotina são essenciais para compor a queratina e incentivar o crescimento do cabelo. Agora, sempre é bom lembrar que essas sugestões precisam ser avaliadas de acordo com cada tipo de cabelo e um acompanhamento dermatológico é sempre importante.

E aí, você gosta do comprimento do seu cabelo atual? Conta pra gente!

BelezaTodos