O ano está acabando, mas você ainda tem a chance de bater sua meta de leitura ou começar um novo hábito se preparando para o ano que está por vir. Afinal, 2023 promete ser o ano da fartura, da esperança e de novas conquistas. Por que não dar o check na sua lista de metas e ler três livros super rapidinhos que vão, sem dúvidas, te engrandecer?
Ailton Krenak
Se você quer uma leitura verdadeiramente gostosa e rápida, para tirar da lista a meta de leitura, ou só gosta mesmo de livros inspiradores, esses dois livros de Ailton Krenak são a dose certa de esperança. Eu sei que prometi 3 livros para ler antes do ano acabar, mas vão ser mais, tá? Não posso deixar de recomendar essa dupla dinâmica:
Dois livros com menos de 100 páginas, bem menos, e que te farão refletir sobre tudo. A ideia da vida como ela é, das rotinas, das questões que precisam ser levantadas e como nós, como seres humanos, podemos somar para um mundo mais justo. Por exemplo, em “Ideias Para Adiar O Fim Do Mundo”, Krenak retrata a terra e o ser humano em unidade, em uma de suas falas, ele relata: a “humanidade que não reconhece que aquele rio que está em coma é também o nosso avô”.
Hilda Hilst: Amavisse e Outros Poemas
O último livro de Hilda Hilst, que veio a se tornar um best seller, conta com poemas que abordam o fim do amor, o tempo, aqueles planos que nunca foram concluídos e a proximidade da morte. Hilda foi uma poetisa, romancista e dramaturga brasileira que inspirou milhares ao falar sobre insanidade, corpo, e erotismo. Ler essa obra é o mínimo que poderíamos fazer para o nosso autoconhecimento, sabe?
Itamar Vieira Junior: Torto Arado
Esse romance tranquilo de ler nos resgata para um lado emocional quando falamos sobre conquistas pessoais e direitos humanos. O retrato do cotidiano de duas irmãs, Bibiana e Belonísia, é marcado por um acidente na infância na vila onde vivem em condições de trabalho escravo em uma fazenda no sertão da Chapada. Apesar de parecer, “Torto Arado” não é um livro triste. É um livro que aborda a temática do trabalhador do campo, as relações familiares e sociais, mas com uma linguagem leve para incluir a todos. Prometo, você não vai se arrepender
Eai, qual desses livros será o primeiro a entrar na sua lista de leitura?