Quem são, o que comem e onde vivem
Quem não se lembra do Orkut? MSN? MySpace? Chat da UOL? Antes, as redes sociais se limitavam aos minutos que tínhamos em frente ao computador quando a internet discada nos permitia. Hoje, os smartphones causaram uma verdadeira transformação no que conhecemos como mídias sociais e se tornaram o verdadeiro facilitador para a evolução dos blogueiros em influenciadores digitais. Com milhares (até milhões) de seguidores, os atuais influenciadores deixaram de ser um grupo limitado de pessoas que tinham algum tipo de equipamento para gravar vídeos para o Youtube em 2007 e se tornaram criadores de conteúdo de alto alcance, às vezes gravados, editados e postados em segundos. Mas o que torna alguém um influenciador? Pela regra social, influenciadores são aqueles que têm o poder de (literalmente) influenciar diretamente no poder de compra, ideologias ou até opiniões. Ao divulgar marcas, recomendar produtos ou criar tendências, os influenciadores ajudam empresas a vender mais e conquistar novos patamares. Assim, o que um dia foi “a profissão do futuro”, nunca esteve tão presente no nosso dia a dia.
Influencer é gente como a gente?
Em 2020, uma pesquisa feita pela SignalFire constatou que existem pelo menos 50 milhões de influenciadores no mundo e que juntos acumulam um faturamento anual de 100 bilhões de dólares. Ao pensar no Brasil, encontramos outra pesquisa da mesma empresa que afirma: os brasileiros são os maiores influenciadores do mundo. O Brasil conta com mais de 500 mil influenciadores formais no mercado em 2021 e isso foi consequência de um crescimento desenfreado dos últimos anos. Por exemplo, uma pesquisa feita pela Invesp afirma que 72% dos consumidores confiam mais em uma empresa X depois que ela foi recomendada por um influenciador. E não para por aí: 92% dos consumidores confiam mais em influenciadores do que nos anúncios clássicos do offline ou as famosas recomendações no intervalo do Domingão do Faustão.
Obrigada, influenciadores
Se você leu até aqui, já sabe que agora precisamos fazer um agradecimento. A Beudose não é nada diferente de outras marcas quando o assunto é construir uma relação de confiança com influenciadores parceiros. Na verdade, nosso diferencial é a garantia de que nossos produtos (maravilhosos) funcionam e nossas influenciadoras podem compartilhar suas experiências com segurança. Quer entender melhor do que estamos falando? Aqui tem alguns exemplos: